Este guia foi criado como forma de teste dos jogos reformulados. Tendo como público alvo os alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Diante da realidade de que os alunos ainda não possuem embasamento suficiente de todo conteúdo presente nos jogos, todos estes podem ser levados para a sala como demonstração de uma metodologia alternativa, para que ao final os alunos façam uma avaliação sugestiva da sua funcionalidade.
Passo a passo para a realização da atividade:
De posse do material impresso, o professor poderá seguir os passos propostos abaixo:
(1) Organizar os alunos em grupos, de acordo com o número de alunos da turma;
(2) Entregar 2 cartelas de bingo, um tabuleiro e um dominó para cada grupo;
(3) O primeiro jogo a ser analisado será o “Bingo Orgânico”, podendo ser cobrado apenas a identificação das classes funcionais ou a nomenclatura dos compostos orgânicos. Sendo esta funcionalidade opcional para o uso do bingo. O bingo acontece como característico de um legítimo jogo de bingo, sendo cantadas as pedras, buscadas as classes funcionais ou nomes dos compostos, debatidas as possibilidades entre os componentes do grupo e auxiliado pelo professor sempre que necessário. De acordo com tempo disponível, o professor poderá adaptar as regras para que a equipe ganhadora seja aquela que completar uma linha vertical, horizontal ou a cartela inteira,
(4) O segundo jogo a ser analisado é o “Tabuleiro da Orgânica”, onde cada um dos grupos recebe um tabuleiro e dividi-se em 2 equipes. É exposto todo regulamento e funcionalidade do jogo. O auxílio do professor se faz necessário para uma real interpretação das regras. Este jogo poderá ser adotado como uma metodologia diferenciada para trabalhar os conteúdos explanados em sala de aula de acordo com o planejamento seguido pelo professor.
(5) Cada grupo receberá também um jogo de dominó com 28 peças divididas para as duas equipes de cada grupo. Como cada jogo montado apresenta conteúdos variados, pode haver grupos que demonstrem mais facilidade, devido ao fato de já terem trabalhado o assunto em sala de aula e, outros não; por isso a assistência do professor é fundamental. As regras de aplicação deste jogo devem ser lidas para que os alunos possam discutir entre os membros do grupo, os passos e jogadas, pois não se trata de uma competição e sim de uma demonstração de uma alternativa de se trabalhar a Química Orgânica de forma leve e divertida, buscando uma aprendizagem efetiva.
Comments