BINGO DA ORGÂNICA
BINGO DA ORGÂNICA
BINGO DA ORGÂNICA
TABULEIRO DA ORGÂNICA
Informações Importantes
O jogo “Tabuleiro da Orgânica” conta com tabuleiro de quarenta e sete casas a serem avançadas. O objetivo, além de chegar ao final, é fazer de cada passo uma oportunidade de adquirir conhecimento. Além dos tabuleiros, o jogo conta ainda com a legenda das casas (somando três folhas), uma sequência de dez desafios, dados a serem lançados aleatoriamente (um para cada tabuleiro) e de peões que serão usados para marcar as posições de cada equipe, sendo dois para cada tabuleiro (um para cada equipe). O tempo para se trilhar o caminho é de, 45 minutos podendo variar de acordo com a durabilidade dos debates entre componentes da mesma equipe para encontrar a resposta certa.
Regras do Jogo
Os alunos serão divididos em dez equipes de acordo com o número presente na turma. Após distribuição de duas equipes, um dado e dois peões/marcadores por tabuleiro, iniciará o jogo a equipe que jogar o dado e obter maior valor numérico.
Caso haja empate, jogar-se-á até obter valores distintos. A primeira jogada de dado de cada equipe indicará o número de casas a serem avançadas. A partir daí, a equipe só poderá avançar o número de casas orientado pelo dado se responder corretamente a pergunta referente a casa na qual ele se encontra. Todas as casas possuem legenda a ser seguida. No caso do símbolo que representa o “desafio”, será escolhido pela equipe oposta, aquele a ser cumprido pela equipe desafiada.
Dentre a lista dos dez desafios, previamente definidos e presentes junto à legenda do tabuleiro, a cada pergunta ou desafio feito, a equipe discutirá o assunto e optará por uma única resposta. Porém, se a resposta estiver incorreta, o peão permanece no mesmo lugar e passa-se a vez para a equipe adversária. Vence o jogo a equipe que trabalhar unida na resolução das questões e chegar primeiro ao final do percurso.
As regras de aplicabilidade flexibiliza de acordo com o tempo disponível, podendo ser aplicado entre alunos da mesma turma e/ou alunos de turmas diferentes aumentando assim a competitividade saudável. O professor poderá coordenar todo o processo ou ter o apoio de cinco alunos, cuja função será julgar possíveis irregularidades encaminhando ao professor para decisão final, além de ajudar na leitura das tarefas a serem desempenhadas durante o desenvolvimento do jogo.
Caso haja a possibilidade de competição entre turmas, serão montadas cinco equipes de cada turma e será considerada vencedora a turma que vencer a maioria dos tabuleiros. Após, percorrido o caminho do “Tabuleiro Orgânico”, caso haja tempo disponível, o professor poderá realizar uma roda de conversa e debater assuntos, indagações quem foram surgindo no decorrer do jogo. Caso o tempo não seja favorável, poderá ser feita na aula subsequente. Podendo esta ser considerada uma forma de avaliação.
Referenciais de consulta
Referências:
http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v13/cec_v13-1_m318239.pdf
http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0207-1.pdf
MATERIAIS PARA IMPRESSÃO: