top of page

BINGO DA ORGÂNICA

PSX_20190509_120718.jpg

Informações Importantes

​

O jogo conta com dez cartelas com quinze compostos orgânicos diferentes, somando um total de setenta e cinco espécies. Conta também com marcadores que serão usados para identificar os compostos sorteados, além de bolinhas enumeradas, de um a setenta e cinco, que ao serem colocadas em um saquinho e sorteadas aleatoriamente identificará na folha matriz o nome do composto representado pelo número. Este nome do composto poderá ser citado usando as regras oficiais da IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) ou seu trivial. As regras e estratégias do jogo são as mesmas necessárias para o jogo tradicional. O tempo necessário é de, aproximadamente 40 minutos, podendo variar de acordo com evolução do jogo, interesse da turma, regras definidas e tempo disponível.

​

​

​

Regras do Jogo

​

Após serem embasados teoricamente, divide-se a turma em equipes de três ou quatro alunos, é fornecida a cada grupo uma cartela com quinze compostos, de variadas funções orgânicas. O aluno/jogador precisa identificar a nomenclatura correta dos compostos através das regras oficiais da IUPAC(União Internacional de Química Pura e Aplicada), ou nomes triviais, logo após identificação dos compostos, deve-se marcar a cartela com os marcadores recebidos e, assim completar o jogo.

Tradicionalmente, os vencedores são aqueles que completam primeiramente uma linha ou uma coluna ou, completar todos os compostos da cartela corretamente. A cada rodada são acertadas as regras, podendo assim, valer as linhas ou as colunas ou a cartela toda dependendo do tempo disponível, evolução do jogo, interesse da turma, flexibilizando assim, sua aplicabilidade. A equipe ganhadora deve alertar que ganhou, gritando a palavra “Bingo”. Assim o sorteio é interrompido e o professor, que estava “cantando as pedras” vai conferir a cartela juntamente com as equipes. Caso haja erros de identificação, a equipe será eliminada da competição, agilizando o andamento do jogo.

Este,como qualquer outro jogo pedagógico, não pode ter caráter classificatório de bom ou ruim; é necessário que os alunos entendam que ganhar ou perder é uma questão de sorte e que o jogo é apenas para fazer com que a aprendizagem de Química fique mais interessante e gostosa de assimilar.

MATERIAIS PARA IMPRESSÃO:

bottom of page